Programa

Disponível em PDF: Programa do Encontro Arquivos da Administração Pública

 

2 de julho, 5ª feira

9h00 – Receção dos participantes

9h30 – Sessão de abertura

Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

João Nuno Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia

João Costa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

 

09h50 – Conferência de abertura

Miriam Halpern Pereira – A política nacional de arquivos: reflexões de uma historiadora.

 

10h30 – Pausa para café

 

10h50 – PAINEL 1: OS ARQUIVOS EM CONTEXTO DE REFORMA

Moderador: Pedro Penteado

Pollyana Soares (Secretaria-geral do Ministério da Economia) – Gestão de arquivos em contexto de reestruturação: o caso da Secretaria-geral do Ministério da Economia.

Ana Canas (Arquivo Histórico Ultramarino, Instituto de Investigação Científica Tropical) – Arquivo Histórico Ultramarino: para além do acervo.

Maria Ermelinda Toscano (Assembleia Distrital de Lisboa) – Assembleia Distrital de Lisboa: que fazer com estes arquivos?

Angélica Jorge, Cidália Ferreira (Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna) – Governos civis: história, memória e cidadania.

12h10 – Debate

 

12h40 – Pausa para almoço

 

14h00 – PAINEL 2: ACESSO À INFORMAÇÃO

Moderador: Daniel Gomes

António José Pimpão (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos) – O direito de acesso aos arquivos e registos administrativos

Alexandra Lourenço (Associação Portuguesa de Arquivistas, Bibliotecários e Documentalistas) – Relevância de uma associação profissional na defesa do acesso à informação.

Teresa Borges (Cinemateca Portuguesa) – Preservar – mostrar – documentar.

Nuno Marques (Arquivo Municipal de Vila de Bispo), Sónia Negrão (Arquivo Histórico de Albufeira) – Arquivos da Administração Local: análise do acesso online.

Maria da Conceição Casanova, Laura Moura, Ana Canas (Arquivo Histórico Ultramarino, Instituto de Investigação Científica Tropical) – Conservação versus acesso: mapeamento de coleções.

15h40 – Debate

 

16h00 – Pausa para café

 

16h20 – PAINEL 3: ACESSO E PRESERVAÇÃO DIGITAL

Moderador: Madalena Ribeiro

Daniel Gomes (Fundação para a Computação Científica Nacional, FCT) – Arquivo.pt: uma infraestrutura para investigação científica.

Maria Eduarda Rodrigues (Instituto Politécnico de Castelo Branco) – Uma perspetiva sobre o contributo do repositório para o arquivo institucional.

Cristiana Freitas, Paulo Barreiro de Sousa (Arquivo Municipal de Ponte de Lima) – Repositório de informação do Município de Ponte de Lima (RIMPL).

João Paulo Avelãs Nunes (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CEIS20) – Arquivos mineiros. O público e o privado.

17h40 – Debate

 

 

3 de julho, 6ª feira

09h20 – PAINEL 4: TRATAR PARA DISPONIBILIZAR [I]

Moderador: Miguel Infante

Olga Bessa Mendes (Instituto Nacional de Estatística) – Ética e cidadania: da política de informação da política de arquivo.

Sandra Patrício (Arquivo Municipal de Sines) – Os arquivos municipais: entre cidadania e memória.

Bruno Cordeiro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) – As ´massas documentais` da Polícia: experiências de investigação em torno da administração pública na era da política pós-custodial.

Diogo Pocariço, Milene Candeias (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) – A avaliação documental nos cuidados de saúde primários: apresentação de casos de estudo.

 

10h40 – Debate

 

11h00 – Pausa para café

 

11h20 – Painel 4: TRATAR PARA DISPONIBILIZAR [II]

Moderador: Miguel Infante

Cláudia Filipe (Instituto de História Contemporânea) – O papel do ACT no acesso aos arquivos: o projeto de tratamento do arquivo da Comissão Fulbright.

João Moreira Tavares (Arquivo Histórico Militar e Instituto de História Contemporânea) – Arquivo Histórico Militar: projetos e desafios.

Nuno Andrade (Guarda Nacional Republicana e Instituto de História Contemporânea) – O Arquivo Histórico da Guarda Nacional Republicana. As fontes histórico-policiais.

Joaquim Luís Costa (VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale de Sousa) – O arquivo corrente, em formato digital, da Rota do Românico: um trabalho colaborativo.

12h40 – Debate

 

13h00 – Pausa para almoço

 

14h00 – Painel 5: PARA UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO [I]

Moderador: Paula Meireles

Ana Gaspar (Secretaria-geral do Ministério das Finanças) – O Arquivo Contemporâneo e a gestão da informação do Ministério das Finanças.

Carla Santo (Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros) – Política de arquivos da Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Margarida Lages (Instituto Diplomático) – Arquivo Diplomático: para além da Administração Pública.

Miguel Infante (Secretaria-geral do Ministério da Educação e Ciência) – O papel da Secretaria-geral do Ministério da Educação e Ciência no estabelecimento de uma política de arquivos da educação.

15h20 – Debate

 

15h40 – Pausa para café

 

16h00 – Painel 5: PARA UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO [II]

Moderador: Ana Canas

Sara Carvalho (Secretaria-geral do Ministério da Saúde) – O projeto de gestão integrada da informação da Secretaria-geral do Ministério da Saúde.

Vítor Salgueiro (Secretaria-geral do Ministério da Justiça) – Da Carta de Lei de 1821 (Secretaria de Estado dos Negócios da Justiça) ao Decreto-Lei 123/2011 (Ministério da Justiça): gestão, preservação e comunicação dos fundos documentais da Justiça.

Alexandra Lourenço, Pedro Penteado (Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) – É possível um elefante andar de skate? Avaliação nos arquivos da Administração.

17h00 – Debate

 

17h20Comissão organizadora, Conclusões e encerramento.